Contato no Brasil:

orion@orionsolutions.com.br
tel - 21  2224-1324

 

DESCRIÇÃO GERAL

 

A Bola Corta-Fogo foi concebida para ser utilizada em ambientes internos ou externos localizados. A força de detonação é mineralizada utilizando componentes de baixa massa e baixa densidade. Um recipiente é composto de um invólucro de baixo peso de espuma de plástico rígido ou outro material adequadamente frágil, com uma cobertura externa protetora de plástico fino resistente à abrasão. No interior de uma cavidade interna do dispositivo, o detonador pirotécnico de baixo rendimento mencionado acima está localizado no centro da massa ou perto dele e é acionado por cordas de fusão fixadas na superfície externa ou perto dela. Um volume interno de um invólucro oco é carregado com agentes químicos retardantes de incêndio, que incluem pós de fritura, reagentes em duas partes, componentes líquidos ou outros, isoladamente ou em combinação.

 

DADOS E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

 

Elide Fire Ball, Bola Corta Fogo, é um dispositivo automático de extinção de incêndio através de uma descarga de pó químico não-tóxico, notável pela sua simplicidade, uso universal e alta eficiência. Combina as qualidades dos extintores portáteis e dos sistemas automáticos de extinção de incêndios.

 

O dispositivo foi concebido para controlar incêndios das categorias:

• combustíveis sólidos (classe A);

• líquidos inflamáveis (classe B);

• aparelhos elétricos sob tensão de até 5000 V (classe C);

• Gases inflamáveis.

 

Uma das grandes vantagens da Bola Corta-Fogo, quando comparada com sistemas tradicionais de extinção de incêndios, é a sua capacidade de ser aplicada a aparelhos elétricos sob tensão de até 5000 V, que é 5 vezes a tensão permitida com os extintores tradicionais a base de pó.

 

O dispositivo Elide Fire Ball é constituído por uma câmara esférica, um vaso de contenção carregado com o pó químico FUREX 770, produzido na Alemanha, a uma pressão controlada, e um sistema pirotécnico formado por um conjunto de cordões detonantes. Uma vez que o dispositivo entra em contato direto com a chama, o sistema pirotécnico explode quebrando o vaso de contenção, emitindo um sinal sonoro de alerta e espalhando o pó químico por uma área aproximada de 8 a 10 metros quadrados. Além de apagar o fogo, o alarme sonoro de 120dB avisa do princípio de incêndio. Quando o dispositivo é usado em instalações equipadas com sistemas de alarme de segurança remotos, ele serve também como um meio de proteção da propriedade, uma vez que a Elide Fire Ball, depois de ser detonada, ativará também os sensores de um sistema de alarme de segurança e, assim, ele informa imediatamente o perigo iminente nas instalações sob vigilância.

 

Para alcançar a máxima eficiência na proteção de locais com risco de incêndio, recomendamos a instalação de várias unidades da Bola Corta-Fogo.

 

Os ensaios e testes provaram que nos casos em que a Bola Corta-Forgo foi aplicada para controlar o fogo na sua fase inicial, o foco de incêndio foi controlado em até 3 segundos. A dispersão do pó químico FUREX 770 foi eficaz o suficiente para apagar as chamas dentro de uma área de 8 a 10 metros quadrados, eliminando o risco de propagação do fogo.

 

Em termos práticos, o fogo que se inicia é automaticamente cortado pela raiz e contido. Todo o processo é automático e não leva mais do que três segundos.

 

Quando a Bola Corta-Fogo foi aplicada em incêndios em fases mais avançadas, como na segunda fase de um processo de queima, provou ser também eficaz para reduzir a temperatura do incêndio em até 400°C, ganhando-se tempo para a chegada do corpo de bombeiros e tornando possível o acesso de unidades de salvamento, dando chance para a evacuação de pessoas das áreas comprometidas.

 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

 

• Classificação genérica: outros dispositivos pirotécnicos, dispositivos pirotécnicos de combate a incêndio.

• Categoria: P1.

• NEC: 4,0 g.

• Peso do material de combate a incêndios em pó: 1,3 kg.

• Peso total do aparelho: 1,5 kg.

• Diâmetro da bola: 147 milímetros.

• Aviso do sinal sonoro: 120dB.

• Temperatura de armazenamento: de -40 a +85˚C.

• O dispositivo é eficiente para apagar incêndios de 30 a 35 metros cúbicos em sua fase inicial, em uma área de
   8 a 10 metros quadrados.

• O dispositivo resiste a quedas de uma altura de até 2,5m sem comprometer sua eficiência e operacionalidade.

Contato no Brasil: orion@orionsolutions.com.br / 21 2224-1324 / 2014 © ELIDE FIRE / All rights reserved